Por que investir tempo no planejamento.


Se você está pensando em abrir uma empresa, criar produtos e serviços ou até mesmo refletir sobre o eu negócio, o planejamento é uma das partes do trabalho que mais deve ser pensada, porém, muitas vezes acaba-se não dando tanta importância assim para ele.

Vamos dar aqui algumas dicas do que é necessário fazer para esse planejamento acontecer.

1) Organize-se

Se o seu objetivo é um novo negócio, antes de pensar no seu lançamento, você precisa primeiro se organizar. Isso significa optar por uma metodologia/ferramenta, que pode ser uma agenda, planilha, sistema, onde você adicione tudo aquilo que pretende colocar em prática, quando e como fará isso.


Assim, será muito mais fácil visualizar os resultados que isso pode gerar e efetivá-los.

Esqueça a ideia de que: vou fazendo e vendo no que vai dar.

2) Para crescer é preciso fazer diferente

Importante se planejar e já mapear aonde você irá se destacar perante os seus concorrentes.

Essa etapa é importante para você alinhar o discurso que você irá usar para se lançar no mercado.

3) Saiba identificar as oportunidades

O planejamento é muito importante, mas não deve ser estático, você sempre precisa revisitá-lo, pois só assim saberá identificar as oportunidades e aproveitá-las.

Por isso a importância de você conhecer o seu cliente e, quando tiver oportunidade, saber ouvi-lo. Tudo o que ele lhe disser poderá lhe ajudar a identificar os momentos certos e as oportunidades novas oportunidades de vendas.

Fique atento também as circunstâncias atuais do mercado ou mundo.

Para reflexão, fica uma questão: Você já parou para pensar em quantos novos negócios surgiram no momento da pandemia de coronavírus?

4) Cuide de seus clientes

A melhor forma de você obter sucesso no lançamento do seu negócio ou em qualquer coisa que fizer sempre será ter um bom relacionamento com os seus clientes e saber mantê-los.

Este cuidado com os consumidores, assim como todas as outras etapas, precisa novamente do planejamento.


Organize uma ou diversas estratégias de relacionamento que possam ir sendo personalizadas de acordo com o perfil de cada um de seus clientes e coloque-as em ação.


Fernanda Carvalho e Luciana Tudeia

Bee Better Carreiras

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