
Não tenha medo da transição - por Gil Eduardo Lima Soares

Olá, sou Gil Soares, trabalho a 29 anos no mercado financeiro, passando por Corretora independente, Banco Nacional e atualmente trabalho em um Banco estrangeiro como Gerente Administrativo.
Há cinco anos atrás, houve uma grande transformação no setor em que eu trabalhava, e com certa rapidez, tive que me realocar numa outra área, onde poderia dar muito certo ou muito errado, aceitei o desafio, me dediquei dia-a-dia, porém, as coisas não andavam, eu não evoluía profissionalmente, gerando frustração, descontentamento e muitos questionamentos sobre estar no lugar certo.
Depois de muitas tentativas frustradas em permanecer na área, decidi dar um ponto final e fazer uma nova transição, porém, esta teria que ser muito bem planejada e assertiva.
Comecei a fazer network dentro da instituição, e certo dia, conversando com um colega que permaneceu no setor em que eu trabalhava anteriormente, ele comentou que estavam recrutando profissionais para a área comercial, e me perguntou se eu gostaria de retornar.
Enfim, marquei entrevista interna com o superintendente da área e para minha surpresa, ele me convidou não para fazer parte do time comercial, mas para eu montar uma área administrativa (Middle Office) de apoio a área comercial.
Aceite o convite sem pensar, pois, há muitos anos tinha um sonho de montar esta área dentro da Corretora.
Esta parceria entre as áreas administrativa e comercial se tornou um case de sucesso. Hoje gerencio uma equipe altamente capacitada e treinada por mim, nos tornamos um setor respeitado e com grande performance e contribuição para o alto desempenho da área comercial.
Nestes 29 anos de mercado financeiro, tive muitos aprendizados e conquistas profissionais, contudo, a três anos, eu me transformei. Hoje amo o que faço, sou reconhecido e respeitado pelo profissional que sou e pelas transformações que ajudei a implementar.

Essa transição alavancou a minha carreira e me deu várias oportunidades na vida
pessoal, como viagens internacionais, conquistas de bens materiais, formar uma sobrinha na faculdade agora indo para a pós-graduação, promover viagens nacionais e internacionais para os meus 4 sobrinhos de conhecimento e aprendizado cultural, entre outras conquistas.

Dito tudo isso, a mensagem que deixo aqui é: “Não tenha medo da transição, sonhe, lute, movimente, para que as oportunidades se apresentem, seja perseverante, um dia irá acontecer e se você estiver preparado(a) para a transição, o sucesso, sem dúvida estará garantido”.
Gil Soares
Gerente Administrativo