A psicologia para além dos psicólogos - por Juliana C. N. Ferreira


Foto: Getman / Shutterstock.com


A psicologia é uma ciência jovem e em evolução, porem muitas vezes vista como uma área médica e exclusiva dos transtornos mentais, em outras palavras, muitas pessoas acreditam que “psicologia é coisa pra louco”. É verdade que os psicólogos têm como um dos enfoques o tratamento de doenças mentais, mas este não é o único. Assim como o nosso campo de atuação não é apenas dentro das clinicas e hospitais.


Um movimento recente tem mostrado ao mundo que a psicologia tem muito mais a oferecer, estou falando da Psicologia Positiva. Diversos profissionais ao redor do mundo estão trazendo contribuições para este enfoque, que teve seu inicio marcado pelos trabalhos de Martin Seligman. Com embasamento cientifico a Psicologia Positiva tem como objetivo olhar e estimular o lado bom das pessoas e promover o bem estar, estimulando a vivencia de emoções positivas, utilizando as forças de caráter, experienciando o flow entre outras técnicas.


A psicologia positiva não é restrita aos psicólogos, seus exercícios e pesquisas estão disponíveis a todos e podem ser usados sem restrição. Vale lembrar que este movimento não nega a existência de problemas. Mas parte de um pressuposto de que valorizar o que há de bom, vivenciar nossas essências e buscar uma melhor versão pode ser uma estratégia eficaz.

Assim, frente à uma situação difícil ou mesmo um desafio, o conhecimento de nossas habilidades poderá nos ajudar a passar por este momento de uma maneira mais tranquila.


Os conceitos e técnicas da Psicologia Positiva podem ser aplicados de maneira individual ou em grupo, podem ser estratégias utilizadas em empresas e instituições em geral como escolas, ONGs e etc. Psicólogos utilizam em suas práticas clínicas, mas outros profissionais também estão se beneficiando, tais como professores, palestrantes e coaches. Aqui na Beebetter utilizamos a Psicologia Positiva e falaremos mais sobre o tema.


Juliana C. N. Ferreira

Psicóloga clínica (CRP06/89876), Coach, Mentora de Coaches, Formadora nas áreas de Coaching, Psicologia, Desenvolvimento Infantil e Neurociências.

Apaixonada por pessoas e pelo aprendizado, não se cansa de aprimorar os conhecimentos.

Realiza atendimento a crianças, adolescentes e adultos utilizando a Abordagem Psicoterapia Cognitivo Comportamental e ferramentas da Psicologia Positiva e Neurociências

Contatos:

www.clinicaespacointegrar.com.br

Face: Juliana Ferreira Psicologia e Coaching

Insta: julianaferreirapsicoach

#coaching #psicologiapositiva #mentoria #assessoriadecarreira #assessoria #supervisao

26 visualizações

Siga-nos nas redes sociais

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone LinkedIn